A Associação Atlética Batel foi fundada em 17 de março de 1951 por um grupo de empresários da indústrias madeireira, mais especificamente das famílias Carolo, Silvestre, Trombine e Dalla Vecchia. Após anos disputando campeonatos amadores, o Batel passou a atuar profissionalmente no final da década de 1980, quando disputou pela primeira vez a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense e dez anos depois já figurava na divisão principal. As melhores campanhas do rubro-negro guarapuavano foram na primeira divisão dos estaduais de 1994 e 1995, quando a equipe terminou na sexta colocação e conquistou a classificação para a Série C do Campeonato Brasileiro.

     Após anos difíceis no início do século XXI, a torcida batelina vê na figura do atual Diretor Executivo do clube, o empresário Bernardo Feler, a esperança de reestruturação para retornar a elite do futebol paranaense e futuramente disputar uma divisão do Campeonato Brasileiro.

     Atualmente o Batel é o único representante de Guarapuava no futebol profissional.

Relembre com a gente o dia em que o Batel conquistou o acesso para a primeira divisão do Campeonato Paranaense pela segunda vez, no ano de 1992